terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lei da Segregação Genética





















-
O monge e cientista austríaco Gregor Mendel e suas descobertas, feitas por meio de experimentos com ervilhas, realizadas no próprio mosteiro onde vivia, foram extremamente importantes para que hoje conhecêssemos os genes e alguns dos mecanismos da hereditariedade. Suas experiências foram, também, muito significantes para a compreensão de algumas lacunas da Teoria da Evolução, proposta tempos antes.
O sucesso de seus experimentos consiste em um conjunto de fatores. Um deles foi a própria escolha do objeto de estudo: a ervilha Psim sativum: planta de fácil cultivo e ciclo de vida curto, com flores hermafroditas e que reproduzem por autofecundação, além de suas características contrastantes, sem intermediários: amarelas ou verdes; lisas ou rugosas; altas ou baixas; flores púrpuras ou brancas, dentre outras.
Além disso, o monge selecionou e fez a análise criteriosa, em separado, para cada par das sete características que identificou; considerou um número apreciável de indivíduos de várias gerações; e, para iniciar seus primeiros cruzamentos, teve o cuidado de escolher exemplares puros, observando-as por seis gerações resultantes da autofecundação, para confirmar se realmente só dariam origem a indivíduos semelhantes a ele e entre si.
Executando a fecundação cruzada da parte masculina de uma planta de semente amarela com a feminina de uma verde (geração parental, ou P), observou que os descendentes, que chamou de geração F1, eram somente de sementes amarelas. Autofecundando esses exemplares, a F2 se apresentou na proporção de 3 sementes amarelas para 1 verde (3:1).
Com esses dados, Mendel considerou as sementes verdes como recessivas e as amarelas, dominantes. Fazendo o mesmo tipo de análise para as outras características dessa planta, concluiu que, em todos os casos, havia a mesma proporção de 3:1.
Com esse experimento, deduziu que:
• As características hereditárias são determinadas por fatores herdados dos pais e das mães na mesma proporção;
• Tais fatores se separam na formação dos gametas;
• Indivíduos de linhagens puras possuem todos seus gametas iguais, ao passo que híbridos produzirão dois tipos distintos, também na mesma proporção.
Assim, a Primeira Lei de Mendel pode ser enunciada desta forma:
Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Estes, na formação dos gametas, são separados e, desta forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente.
-
Postagem: Taís Tavares

7 comentários:

  1. Mendel concluiu:
    – Cada carácter é determinado por um par de factores ou unidades hereditárias designadas genes;
    – Os dois genes que determinam um carácter segregam-se isto é separam-se na formação de dois gâmetas: Lei da segregação;
    – Os dois genes que controlam um carácter são designados alelos.
    Mendel foi um dos pais da genética se não mesmo o pai. Mendel, um monge que morreu sem ver o seu trabalho reconhecido, hoje em dia é considerado como pai da genética, pois chegou a conclusões muito avançadas para a sua altura, dando assim um grande passo, e uma grande ajuda, em relação à hereditariedade.

    ResponderExcluir
  2. O professor do cursinho disse que Mendel era monge e não podia cruzar, então fez o cruzamento com as ervilhas...kkkk. Tô brincando! Se foi assim que foi lançada as bases da genética, então é importante observarmos. Foi assim que se concluiu que todas as nossa características são herdadas dos nossos pais atreves dos cromossomos. Por isso que eu sou a cara do meu pai :(

    ResponderExcluir
  3. Jessiane KK :DD
    - Pelo meu entendimento Mendel escolheu como material de pesquisa a ervilha Pisum sativum por apresentar várias vantagens como o fácil cultivo, além disso outro fator importante foi porque a ervilha apresenta caracteristicas distintas como a cor . Os dados eram sempre analisados para não obter conclusões erradas. Mendel realizou vários cruzamentos entre plantas puras com caracteristicas diferentes, nos quais observou que a descendência era idêntica a um dos pais.

    ResponderExcluir
  4. outra razão, que fez Mendel escolher a ervilha foi o ciclo de vida curto, que permite obter várias gerações em pouco tempo.
    De: nayara thays 3ºc manhã

    ResponderExcluir
  5. Ao realizar experimentos com ervilhas,Mendel concluiu que foram considerados simultaneamente a cor da semente, que pode ser amarela ou verde, e a textura da casca da semente, que pode ser lisa ou rugosa.Plantas originadas de sementes amarelas e lisas, ambos traços dominantes, foram cruzadas com plantas originadas de sementes verdes e rugosas, traços recessivos. Todas as sementes produzidas na geração F1 eram amarelas e lisas.

    ResponderExcluir
  6. Também chamada de segunda lei de Mendel, ela diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas onde se combinam aleatoriamente, ou seja, pelo acaso.
    Na prática, se temos dois genes não-alelos, como o caso dos genes para rugoso/liso e amerelo/verde das ervilhas, teremos duas segregações que não interferem entre si e que se combinarão nos gametas, de modo que suas probabilidades serão multiplicadas:
    VvRr pode produzir gametas VR (25%), Vr (25%), vR (25%) e vr (25%).
    VVRR pode produzir só VR e vvrr só pode vr.
    VvRR pode produzir VR (50%) e vR (50%)
    VVRr pode produzir VR (50%) e Vr (50%)
    e assim por diante....

    As proporções entre p - f1 - f2 dependerão dos genótipos e fenótipos de p, mas se formos para o exemplo clássico (amarelo lisa X verde rugosa), teremos:
    P= vvrr X VVRR
    gametas vr para um e VR para o segundo
    F1= VvRr (100% amarela lisa))

    F1= VvRr X VvRr
    Gametas (para ambos): VR (25%), Vr (25%), vR (25%) e vr (25%)
    F2= VVRR (1/16)- VvRR (2/16) - VVRr (2/16) - VvRr (4/16)- vvRR (2/16)- vvRR (1/16)- VVrr (1/16)- vvRr (2/16)- vvrr (1/16)

    ResponderExcluir