segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dinâmica das Populações Biológicas





População biológica é o conjunto de indivíduos pertencentes a mesma espécie. A população humana, por exemplo, cresce atualmente em ritmo acelerado e defronta-se com intricados problemas de sobrevivência, o que tem sido motivo de preocupação de sobrevivência. O estudo estatístico do tamanho e da estrutura relativa à idade e ao sexo dos indivíduos das populações, assim como das variações desses parâmetros dentro delas, é chamado de demografia.
Densidade populacional é o numero médio de indivíduos divididos pela área em que ocupam, ou seja, o numero de pessoas por espaço habitado.
Densidade = Número de indivíduos / unidade de espaço
Para entender o comportamento das populações de um ecossistema, é necessário fazer o estudo do crescimento populacional. Quando se faz a medição do tamanho da população de tempos em tempos, pode-se ter uma idéia se ela está aumentando ou diminuindo, podendo correlacionar com outros fatores como clima, alimento, etc.
A taxa de crescimento de uma população é a variação do número de indivíduos num determinado espaço de tempo.
Quando levamos em conta apenas a variação do número de indivíduos em um determinado período, estamos falando de taxa de crescimento absoluto, que é calculada da seguinte forma:
Taxa de crescimento absoluto = (Nf – Ni) / t
Onde:
Ni = número de indivíduos no início do período considerado
Nf = número de indivíduos no final do período considerado
t = duração do período considerado.
A variação do número indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial é chamada de taxa de crescimento relativo, e é calculada da seguinte forma:
Taxa de crescimento relativo = ((Nf – Ni) / Ni) / t
Se estivermos utilizando o cálculo entre duas espécies, podemos saber qual está crescendo mais rápido que a outra.
Taxa de natalidade: é o número de crianças nascidas, no período de um ano, para cada 1.000 indivíduos na população.
Taxa de mortalidade: é o número de óbitos, no período de um ano, para cada 1.000 indivíduos na população.
Ambas as taxas determinam o crescimento de uma população. Esse crescimento também pode ser afetado pela emigração e pela imigração.
O índice de fertilidade é o número médio de descendentes gerados por uma fêmea em seu período reprodutivo, esse tipo de informação é muito útil em certas populações para indicar aumento ou diminuição da tendência ao crescimento populacional.
-
Postagem: Taís Tavares

6 comentários:

  1. O estudo da dinâmica das populações naturais é importante na ecologia para que possamos compreender o que ocorre nos ecossistemas de equilíbrio. Para avaliar o desenvolvimento de uma população, é preciso conhecer certos atributos que lhe são característicos: (N), (M), (I), (E).
    dinâmica populacional estuda as variações na abundância das populações de seres vivos. O estudo da dinâmica das populações naturais é importante na ecologia para que possamos compreender o que ocorre nos ecossistemas de equilíbrio.

    ResponderExcluir
  2. Estudar a dinâmica das populações nos ajuda a compreender o desenvolvimento da sociedade. Conhecer nossas taxas de natalidade, mortalidade, crescimento relativo, etc, nos ajuda a tentar resolver problemas sociais como a fome miséria e etc.

    ResponderExcluir
  3. É interessante que a Dinâmica populacional é uma disciplina que estuda as variações na abundância das populações de seres vivos. O estudo da dinâmica das populações naturais na ecologia para que possamos compreender o que ocorre nos ecossistemas de equilíbrio

    ResponderExcluir
  4. As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis. Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço. O tamanho de uma população pode ser avaliada pela sua densidade que pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações.

    ResponderExcluir
  5. As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis. Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.
    A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações.
    A curva S é a de crescimento populacional padrão, a esperada para a maioria das populações existentes na natureza. Ela é caracterizada por uma fase inicial de crescimento lento, em que ocorre o ajuste dos organismos ao meio de vida. A seguir, ocorre um rápido crescimento, do tipo exponencial, que culmina com uma fase de estabilização, na qual a população não mais apresenta crescimento. Pequenas oscilações em torno de um valor numérico máximo acontecem, e a população, então permanece em estado de equilíbrio.

    ResponderExcluir